POTENCIALIZEE: APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO PARA IMPLEMENTAREM PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

PotencializEE e SENAI oferecem apoio técnico e financeiro para PMEs implementarem projetos de eficiência energética

header

A indústria Salete, localizada em Cajamar (SP), identificou uma grande oportunidade de redução de custos e de impacto ambiental por meio de um projeto de eficiência energética, apoiado pelo Programa PotencializEE. Este projeto prevê uma economia anual de R$ 1 milhão e uma diminuição na emissão de 13.500 tCO?eq (toneladas de carbono equivalente).

Entre as iniciativas chave, estão a instalação de bombas de calor para o aquecimento da água utilizada nos processos industriais e a utilização de biogás gerado na estação de tratamento de efluentes da própria indústria. Essas medidas resultam em uma redução de 60% no consumo total de combustíveis fósseis na planta, gerando uma economia anual de R$ 600.000,00. O payback do investimento é projetado para ser alcançado em 35 meses.

Já a Produlfex,  indústria do setor de borrachas, adotou medidas de eficiência energética por meio de um projeto que envolveu a substituição do combustível de caldeira por biomassa, a otimização de motores e acionadores elétricos, e a manutenção de seu sistema de ar comprimido, com o apoio do programa PotencializEE. O investimento total foi de R$ 1.154.447,00 e tem uma economia anual prevista de de R$ 450.639,00. O projeto tem um payback estimado de 30 e com uma potencial redução de 11.264,73 tCO?eq em emissões.

Assim como Salete e a Produflex, todas as pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo podem alcançar uma economia de energia de aproximadamente 34% e reduzir significativamente suas emissões de carbono, por meio de ações estratégicas que visam potencializar a eficiência energética. Por meio do Programa PotencializEE, as pequenas e médias indústrias de São Paulo podem contar com apoio técnico, subsídio de 60% para realizar o diagnóstico energético, crédito acessível e financiamento de até 80% do custo da implementação de um projeto de eficiência energética. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

O Programa PotencializEE é liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com coordenação da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e operacionalizado pelo SENAI-SP. A iniciativa visa apoiar PMEs industriais do estado de São Paulo a ganhar competitividade, por meio de ações estratégicas de eficiência energética que permitem gerar economia financeira e redução de emissões de gases de efeito estufa, melhorando indicadores de sustentabilidade, cada vez mais exigidos por grandes empresas do mercado, das quais, muitas vezes, as PMEs industriais ão fornecedoras.

Também é parceiro o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No setor da indústria, apoiam o programa: a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (agência de fomento do governo de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.

Como funciona o Programa PotencializEE

Em linhas gerais, o programa acontece em 6 etapas:

1. Inscrição via internet (UTM): Podem se inscrever no PotencializEE indústrias de qualquer setor, desde que tenham até 499 colaboradores e estejam situadas no estado de São Paulo;
  2. Pré-diagnóstico gratuito: Profissionais do SENAI-SP fazem uma visita na indústria para conhecer seus processos produtivos, os combustíveis utilizados e identificar as primeiras oportunidades de economia de energia. Na ocasião, os empresários recebem informações sobre o programa necessárias para a tomada de decisão.
  3. Diagnóstico e elaboração do projeto: Nessa etapa, que é realizada em um prazo de 4 meses, o SENAI-SP faz um levantamento detalhado das ações de eficiência energética necessárias para redução do consumo de energia e de emissões de gases do efeito estufa. Em seguida, elabora um projeto de implementação. O PotencializEE subsidia 60% do custo total do diagnóstico e da elaboração do projeto.
  4. Acesso a investimentos e linhas de crédito: Nesse momento, o PotencializEE oferece apoio técnico para o empresário acessar financiamentos e linhas de crédito com exigências e garantia reduzida. O Desenvolve SP pode financiar até 80% da implementação do projeto.
  5. Implementação do Projeto: Por fim, o PotencializEE oferece suporte técnico para contratação e compra de tecnologias, para instalações e substituição de equipamentos, logística reversa para destinação ambientalmente adequada dos maquinários substituídos e implementação de sistema de M&V (medição e verificação da economia de energia).

Website Newsletter | Instagram | LinkedIn | YouTube | Spotify